23 anos de Competência
1994 - 2017
 

. Ultrassonografia Vascular Cerebral (Eco-Doppler dos Vasos do Pescoço; Doppler Transcraniano; Artérias Temporais Superficiais)

Exame dependente do operador

O que significa?

Significa que os exames ultrassonográficos e, neste caso específico, os estudos vasculares por Eco-Doppler da circulação cerebral nas suas diversas modalidades, implicam uma formação específica, especializada, do executante pois tem de orientar e interpretar o exame em função do caso clínico concreto e perante de um vasto leque de situações neurológicas, algumas das quais pouco frequentes mas que podem ser graves.

A execução desse exame deve ser dirigida a aspectos específicos que só o conhecimento da patologia vascular neurológica, das suas manifestações clínicas e também dos aspectos encontradas na TAC e Ressonância Magnética permitem definir.

Assim, um exame Eco-Doppler pode ser um auxiliar no diagnóstico das doenças vasculares cerebrais tanto mais valioso conforme seja executado e interpretado por profissionais com sólida experiência e em Eco-Doppler Vascular Cerebral e em Neurologia.

O que é a Neurossonologia?

É a área técnica da execução e interpretação dos ultrassons aplicados ao estudo das doenças neurológicas especialmente as cerebrovasculares.

Dado o desenvolvimento dos conhecimentos e especialização necessária foram criadas internacionalmente sociedades científicas destinadas a promover e zelar pela qualidade da execução destes exames e a assegurando a competência técnica dos seus profissionais.

Existem sociedades científicas internacionais sendo de especial relevo a sociedade europeia: European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodinamics. (ESNCH) e a sociedade mundial: World Federation of Neurology – Neurosonology Research Group. (WFN-NRG) as quais se articulam em estreita colaboração.

Em Portugal existe a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) filiada na sociedade europeia.

O estudo ultrassonográfico da circulação cerebral implica um conhecimento técnico que é da competência de Neurologistas com formação específica nesta área.

Neurossonologia na NEUROCLIN: Eco-Doppler Carotídeo, Vertebral, Doppler Transcraniano e outras modalidades.

Dr. Victor Oliveira
Dr. Victor Oliveira 

Estes exames são da responsabilidade do Prof. Doutor Vitor Oliveira

Alguns pontos curriculares:
- Estagiou na Stroke Unit do Instituto Neurológico de Nova York – Universidade de Columbia (EUA) como “ Research Fellow” durante o seu internato de Neurologia onde recebeu treino em Neurossonologia e em particular numa nova técnica então a surgir: o Doppler Transcraniano.
Terminado o estágio em 1987 e regressado a Portugal:
- Introduziu em Portugal a prática do Doppler Transcraniano
- Introduziu em Portugal a Ultrassonografia Vascular Neurológica
- Fundou e dirige o Laboratório de Hemodinâmica Cerebral no Hospital de Santa Maria onde todos os doentes internados com patologia vascular cerebral são avaliados.
- Fundou a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia da qual foi presidente e actualmente é Presidente da Assembleia-Geral. (www.neurossonologia.org)
- Foi membro da Direcção da European Society of Neursonology and Cerebral Hemodynamics. (www.esnch.org)
- Foi membro da Direcção do Neurosonology Research Group da World Federation of Neurology. (www.wfneurology.org)
- É Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (www.spneurologia.com)

Organizou os Congressos da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics e da World Federation of Neurology em Lisboa (2001) e no Porto (2013) entre outras reuniões locais e regionais.
- Faz parte dos comités científicos destas sociedades.
Tem a colaboração de dois técnicos de Pneumocardiografia, os quais foram formados por si na área vascular cerebral.

Exames executados na Neuroclin
- Ultrassonografia cervical também conhecido por Eco-Doppler, Duplex ou Triplex Carotídeo e Vertebral.
- Doppler Transcraniano
- Eco-Doppler das Artéria Temporais superficiais.
- Eco-Doppler dos vasos suclávios e axilares
- Eco-Doppler da circulação ocular
- Eco-Doppler Arterial e Venoso dos Membros

Outros exames ultrassonográficos são realizados após contacto prévio.

A experiência dos seus profissionais justificam que a NEUROCLIN seja a instituição de referência na ultrassonografia vascular cerebral em Portugal desde a sua fundação há 21anos.

EXAMES ULTRASSONOGRÁFICOS (Eco - Doppler)

Eco Doppler Carotídeo e Vertebral (Duplex ou Triplex das Carótidas)

Para que serve?
Se o seu médico prescreveu este exame é porque quer avaliar o estado das artérias mais importantes que levam o sangue ao cérebro.

As principiais razões são saber se você ter alguma situação que facilite o aparecimento de um acidente vascular cerebral (AVC).

São os chamados factores de risco vasculares. Os principais são:
- idade mais avançada
- Tabagismo
- Hipertensão Arterial
- Diabetes
- Obesidade e Sedentarismo
- Alterações laboratoriais dos lípidos como o colesterol ou triglicéridos elevados.

Pode também haver suspeita de pequenas manifestações vasculares de curta duração chamados Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT). Esta situação aparentemente benigna porque geralmente dura poucos minutos é porém potencialmente grave pois ser um sinal de que algo de grave se passa na sua circulação podendo estar iminente um AVC.

O que se pode encontrar nestes exames?
A informação mais imediata é detectar reduções ou apertos no calibre dos vasos (estenoses) que significam o desenvolvimento de placa de aterosclerose.

Como se faz?
Para a pessoa submetida ao exame apenas tem de se deitar em decúbito dorsal (barriga para cima) e deixar que se lhe coloque uma sonda suavemente no pescoço. O exame é feito deslizando a sonda ligada a um ecógrafo, de modo a receber os sinais dos diversos sectores do pescoço, em especial das artérias carótidas e artérias vertebrais. Por isso é desejável que a pessoa use roupa em que o pescoço seja facilmente acessível.
É necessário, como em qualquer ecografia, usar uma pequena quantidade de gel para estabelecer um contacto perfeito entre a sonda e a pele de modo a que os ultrassons sejam interpretados o mais nitidamente possível.
O exame é realizado quase sempre em menos de meia-hora.

Que riscos pode ter?
Não existe qualquer risco ou desconforto, nem requer qualquer preparação.
Não há emissão de qualquer tipo de radiação ionizante (como acontece nas TAC ou nas radiografias) sendo por isso absolutamente seguro.
Aliás algumas das grandes vantagens da ultrassonografia é a segurança absoluta e a ausência de desconforto.
Por isso, pode ser feito a grávidas (sem qualquer risco para o feto) e também a doentes seja qual for a sua situação.

Qual a utilidade Prática?
Com o exame Eco-Doppler também chamado ultrassonografia carotídea e vertebral ou ainda”Duplex” ou Triplex”.
Pode identificar-se a causa de pequenas manifestações vasculares que poderão anunciar a eminência de um AVC que poderá ter consequências devastadoras.
Em certos casos, muito bem definidos, poderá identificar a necessidade de uma operação às carótidas para remover as placas de aterosclerose.
Este exame serve ainda para avaliar o risco vascular através da medição de vários parâmetros como a espessura de certas camadas da parede arterial.
Existem outras situações que só uma execução experiente e uma interpretação especializada poderão caracterizar com segurança.
Uma vez mais se chama a atenção para o facto o resultado deste exame depender muito da experiência e preparação neurológica de quem o executa e interpreta.


Execução de uma Ultrassonografia: Eco-Doppler Carotídeo

DOPPLER TRANSCRANIANO

É um exame que permite estudara circulação intracraniana por métodos ecográficos com efeito de Doppler e que permite identificar doenças dos vasos, sobretudo de causa aterosclerótica.
Tem como vantagens ser completamente não-invasivo e por isso não causar qualquer perigo nem sequer desconforto.
Como se faz? Do mesmo modo que o Eco-Doppler dos vasos do pescoço, basta o examinado estar deitado confortavelmente. Coloca-se uma sonda em várias zonas bem determinadas da cabeça e registam-se os sinais recolhidos.
Deve ser feito em complemento do exame dos vasos do pescoço pois ambos se completam.
É preciso alguma preparação? Tal como no Eco-Doppler dos vasos do pescoço não é preciso qualquer preparação.


Execução de exame Doppler Transcraniano. Destina-se ao estudo do fluxo nas artérias intra cerebrais.

Doppler Oftálmico
Execução de exame Doppler Oftálmico.

Os exames ultrassonográficos da circulação cerebral realizados por Eco-Doppler são auxiliares importantes no rastreio e diagnóstico patologia da circulação cerebral desde que realizados por profissionais experimentados e com recurso a equipamento específico.

 

Ver acordos

Visitantes: 307817

NEUROCLIN | Clínica Neurológica de Lisboa lda
Sede: Campo Grande 382C - 2ºA, 1700-097 Lisboa | Telefone: 217 520 800 | Email: neuroclin-clinica@hotmail.com
Dependência: Av. 5 de Outubro 68 – 8º G, 1050-59 Lisboa | Telefone: 217 979 050 | Email: neuroclin.5outubro@hotmail.com