Potenciais Evocados (PE)
Como se faz o exame?
Os potenciais evocados são executados de acordo com as modalidades seguintes:
Potenciais Evocados Visuais: O examinando senta-se confortavelmente numa cadeira e olha um ecrã de televisão à sua frente, onde se vê um quadriculado branco e preto que vai alternando.
Os estímulos visuais assim criados seguem a via óptica e vão terminar no córtex cerebral occipital activando esta zona do cérebro.
A captação é feita por eléctrodos colocados no couro cabeludo e são amplificados e registados num aparelho.
Com este método identificam-se alterações na condução do sinal visual e através dele podem identificar-se diferentes patologias no seu percurso.
Potenciais Evocados Auditivos pelo mesmo princípio se estuda o trajecto do sinal auditivo ao longo da via auditiva. O estímulo é transmitido usando auscultadores que emitem um sinal auditivo “click”. A activação eléctrica auditiva é captada também por eléctrodos colocados na cabeça.
Potenciais Evocados Somato-Sensitvos pretende-se estimular a via sensitiva desde os pés até ao cérebro. Por isso estimula-se electricamente por meio de eléctrodos no segmentos distais (pés e mãos) sendo a resposta também registada na região cefálica. Aqui o examinando está deitado confortavelmente num catre.
Alterações no funcionamento da medula provocam a distorção do sinal que se recolhe o que permite identificar a localização e gravidade.
Qual a preparação?
Não é precisa qualquer preparação.
É desconfortável ?
Não existe qualquer desconforto significativo
Quem os Executa?
Dra. Isabel Conceição e Dr. Miguel de Oliveira Santos. Ver mais em Eletromiografia (EMG)
Dra. Isabel Conceição Dr. Miguel de Oliveira Santos
Potenciais Evocados, nas suas diversas modalidades, estudam as vias sensitivas.