23 anos de Competência
1994 - 2017
 

. Neurocirurgia

Dr Goncalves Ferreira

É Neurocirurgião do quadro do Hospital de Santa Maria e professor de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santa Maria (HSM).
É diretor do Instituto de Anatomia da FMUL e professor catedrático desde 2004. É também professor regente de Neurocirurgia e diretor da Clínica Universitária de Neurocirurgia da FMUL.
Deu início à neurocirurgia funcional e estereotáxica e à cirurgia da epilepsia no HSM de que é coordenador. Foi um dos pioneiros destas cirurgias em Portugal.

Fez um estágio de longa duração em Bordéus, França para aprendizagem da Neurocirurgia Estereotáxica e Funcional e um outro em Montreal, Canadá para treino de Cirurgia da Epilepsia. Iniciou a prática destas cirurgias no HSM a partir de 1989, ano em que prestou provas de Doutoramento na FMUL com uma tese intitulada “Anatomia Estereotáxica da Fossa Craniana Posterior – estudo da via de acesso transcerebelosa ao tronco cerebral”. Este trabalho de investigação ganhou nesse ano o Prémio Europeu de Investigação em Neurocirurgia da EANS (European Association of Neurosurgical Societies)

 

 

- Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
- Internato de Especialidade de Neurocirurgia no Hospital de Santa Maria sob a direção do Prof. Doutor João Lobo Antunes
- Subespecialização em neurocirurgia funcional com especial ênfase na cirurgia da epilepsia.
- Fellowship em cirurgia da epilepsia num dos centros com maior reputação nesta área, em Bona, na Alemanha, com o Prof. Johannes Schramm.
- Para além da cirurgia clássica funcional, tem desenvolvido trabalho em outras áreas como a neuro-oncologia, tendo introduzido uma nova abordagem para cirurgia com o doente acordado e mapeamento de áreas eloquentes do cérebro durante a remoção de lesões cerebrais.
- É assistente convidado da cadeira de Neuroanatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa e docente livre da Disciplina de Neurocirurgia.
- Atualmente está envolvido em vários projetos internacionais no tratamento da epilepsia. Na melhoria da acessibilidade dos doentes com espasticidade por traumatismos vertebro-medulares e colabora desde a sua criação com o Centro de Investigação de Tumores Cerebrais do IMM.
Tem desempenhado vários cargos na direcção da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

 

Neuroclin - Dependência da Avenida 5 de Outubro 68 - 8º G - Lisboa (Edifício Presidente, ao Saldanha) - Tel: 21 797 9050 - Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Visitantes: 307817

NEUROCLIN | Clínica Neurológica de Lisboa lda
Sede: Campo Grande 382C - 2ºA, 1700-097 Lisboa | Telefone: 217 520 800 | Email: neuroclin-clinica@hotmail.com
Dependência: Av. 5 de Outubro 68 – 8º G, 1050-59 Lisboa | Telefone: 217 979 050 | Email: neuroclin.5outubro@hotmail.com