23 anos de Competência
1994 - 2017
 

. Neuropsicologia

Para que serve a Consulta de Neuropsicologia?

Nestas consultas pretendem-se caracterizar as situações clínicas das pessoas que apresentam alterações da memória ou de outras funções cognitivas.
Para isso avalia-se a memória e outras funções cognitivas como por exemplo a atenção, humor, discurso, orientação, capacidade de aprendizagem, entre outras, para se poderem diferenciar as queixas de memória típicas do envelhecimento normal, das que resultam de um defeito cognitivo ligeiro ou de uma demência, com vista ao seu tratamento adequado.
É importante distinguir as alterações de memórias que ocorrem com o avançar da idade e são normais no envelhecimento saudável, das alterações que traduzem doença.
Quanto mais precoce for o diagnóstico mas cedo se pode começar a tratar.

O que é a Reabilitação Cognitiva?

Consiste num conjunto de sessões em que se desenvolvem actividades terapêuticas bem definidas e estruturadas, que são adaptadas a cada indivíduo, com o intuito de treinar as competências do sujeito: memória, raciocínio verbal e não-verbal, atenção, percepção, aprendizagem, orientação, funções executivas (planificação, velocidade de processamento, etc.) melhorando os seus défices cognitivos.
O objectivo é melhorar ou pelo menos atrasar a progressão desses défices o que melhora a qualidade de vida do indivíduo incrementando as suas capacidades cognitivas, tornando-o mais adaptado ao seu dia a dia.

Profª. Dra. Rita Mariño-Lourenço

Quem pode beneficiar destes tratamentos?

Pode beneficiar de reabilitação cognitiva qualquer pessoa que sinta alterações na sua capacidade de memorizar, concentrar-se e raciocinar. As condições clínicas associadas a estas perdas podem abranger: Demências (Alzheimer e outras), Traumatismos Crânio-encefálicos, Acidentes Vasculares Cerebrais, Défice Cognitivo Ligeiro, Doença de Parkinson e outras perturbações do movimento, Défice de Atenção com ou sem hiperactividade, Depressão, Problemas de aprendizagem, Dificuldades de controlo de impulsos. Estes tratamentos, executados na Neuroclin, consistem num conjunto de sessões em que os nossos utentes são estimulados, através de estratégias e protocolos bem estabelecidos, testados e comprovados, de modo a exercitar as capacidades que estão comprometidas com vista à sua recuperação.
É verdade que não se consegue curar mas, o envolvimento dos tratamentos de Reabilitação Cognitiva, juntamente com os tratamentos medicamentosos, permitem na maioria dos casos uma melhoria com ganho na qualidade de vida não só do doente como também dos que lhe estão próximos.

Psicologia Clínica

No âmbito destas consultas e tratamentos conseguem-se modificar e adaptar os comportamentos de modo a que a pessoa (adulto ou jovem) se insira melhor no seu ambiente social com benefício para o próprio e para os que com ele contactam e muito em especial a família mas também no ambiente escolar ou profissional.

 

Profª. Dra. Rita Mariño-Lourenço

Licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento pela Universidade Lusófona.
Doutorada em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca.

Pós-graduações em:

- Exame e Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes e em Dislexia.
- Terapias Cognitivo-Comportamentais (nas duas vertentes Crianças e Adolescentes e em Adultos)
Diploma de Estudos Avançados na mesma área
Foi docente na Universidade Lusófona nas licenciaturas de Serviço Social e Psicologia desde 2004/2013.
Coordenadora da área de Neurociências e Mindfulness da Oficina de Psicologia.

 

Tipos de Intervenção

- Psicoterapia de inspiração psicanalítica;
- Avaliação Psicológica a adolescentes e adultos;
- Avaliação psicológica específica na área da Dor/Doença Crónica.

Formação

- Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA;
- Mestrado - especialização em Psicologia Clínica - pelo ISPA;
- Formação em Psicoterapia Psicanalítica pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica - APPSI;
- Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos.

Dra. Marta Godinho

Dra. Marta Godinho

- Experiência em psicopatologias graves - Neuroses Graves, Perturbações da Personalidade e Psicoses – no Hospital de Dia, do Serviço de Psiquiatria, do Hospital de Santa Maria;
- Experiência em comportamentos de risco - comportamentos de suicídio, auto-mutilantes, entre outros - no Núcleo de Estudos do Suicídio, do Serviço de Psiquiatria, do Hospital de Santa Maria;
- Experiência em perturbações do comportamento alimentar - Anorexia, Bulimia, Binge Eating - no Núcleo das Doenças do Comportamento Alimentar, do Serviço de Psiquiatria, do Hospital de Santa Maria;
- Consulta de Adolescência do Hospital de Santa Maria;
- Experiência com crianças e jovens em risco, na Associação de Educação e Inserção de Jovens “Questão de Equilíbrio”;
- Experiência no contexto da Violência Doméstica (vítimas e agressores), na Associação Portuguesa de Solidariedade e Desenvolvimento;
- Actualmente, Psicóloga Clínica na Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, no contexto de prostituição de rua;
- Actualmente, Psicóloga Clínica do Serviço de Oncologia e da Unidade de Dor Crónica, do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas de Lisboa – SAMS. Também associada à Consulta Geral de Psicologia.

 

Dra. Ana Filipa Lopes

Dra. Ana Filipa Lopes

- Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
- Estágio no Departamento de Neuropsicologia do Great Ormond Street Hospital e no Institute of Child Health – University College of London.
- Doutoramento em Neuropsicologia, na Universidade de Coimbra, investigação centrada no impacto de diferentes tipos de epilepsia no funcionamento neurocognitivo e nos resultados escolares de crianças e adolescentes.
- Em 2008 recebeu o 1º Prémio da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia.
- Autora ou co-autora de artigos e capítulos de livros nas temáticas da avaliação neuropsicológica na epilepsia, avaliação da inteligência, avaliação neuropsicológica, cirurgia da epilepsia, qualidade de vida, sobredotação, hiperactividade.

 

Neuroclin - Dependência da Avenida 5 de Outubro 68 - 8º G - Lisboa (Edifício Presidente, ao Saldanha) - Tel: 21 797 9050 - Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Visitantes: 307817

NEUROCLIN | Clínica Neurológica de Lisboa lda
Sede: Campo Grande 382C - 2ºA, 1700-097 Lisboa | Telefone: 217 520 800 | Email: neuroclin-clinica@hotmail.com
Dependência: Av. 5 de Outubro 68 – 8º G, 1050-59 Lisboa | Telefone: 217 979 050 | Email: neuroclin.5outubro@hotmail.com