24 anos de Excelência
1994   Falam por si   2018
A sua clínica de neurologia
Em Lisboa

Exames

A Neuroclin disponibiliza uma vasta oferta de exames complementares de diagnóstico:

 

Eletroencefalografia (EEG) em Lisboa

O que é?

São exames que consistem em recolher um sinal eléctrico cerebral com recurso a eléctrodos colocados sobre a cabeça, em pontos bem definidos.

Esses sinais de muito fraca intensidade são ampliados, processados informaticamente e guardados para posterior interpretação pelo médico especialista.

Para que serve?

O EEG é indispensável na identificação e estudo evolutivo das epilepsias.
É também muito útil em várias outras situações como por exemplo as demências, défices intelectuais etc.

Como se faz? É preciso alguma preparação?

O exame consiste na colocação de uma touca nos quais estão implantados os eléctrodos que fazem o contacto com o couro cabeludo e transmitem o sinal eléctrico para o aparelho que os vai processar.
O examinado apenas tem de ficar deitado e obedecer aos comandos de abrir / fechar os olhos, respirar fundo.
O exame dura cerca de meia-hora.
Não é necessária qualquer preparação, excepto se indicado, e que poderá ser a privação do sono na noite anterior.
O único incómodo resulta da aplicação de uma substância tipo gel que facilita a condução eléctrica do couro cabeludo para os eléctrodos, o que implica lavar a cabeça ao chegar a casa.
Outros exames muito úteis são os estudos poligráficos do sono que se usam geralmente para o estudo das apneias do sono mas também em casos especiais de epilepsia.

Na Neuroclin dispomos de uma equipa especializada chefiada pela Dra. Carla Bentes, Médica Neurofisiologista, Chefe do Laboratório de EEG do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria.

 

Dra. Carla Bentes

Dra. Carla Bentes

- Médica Neurologista
- Competência na sub-especialidade de Neurofisiologia Clínica pela Ordem dos Médicos
- Responsável pelo Laboratório de EEG/Sono do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria
- Responsável pela Consulta de Patologia do Sono do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria
- Somnologista Europeu pela European Sleep Research Society
- Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

 


Equipamento de EEG Neuroclin
 
Execução de EEG

 

 Ver acordos

 

Eletromiografia (EMG) em Lisboa

 

A electromiografia (EMG) é um exame médico electrofisiológico para determinação de alterações nos nervos periféricos que se manifestam por alterações da sensibilidade ou da força ou ainda provocando dores nos membros.

São exemplos mais frequentes a polineuropatia diabética que produz encortiçamento nos segmentos distais dos membros, a síndroma do túnel cárpico que provoca formigueiros nas mãos e falta de força, as lombociatalgia provocadas por hérnia discal (dor ciática) ou as diversas radiculopatias quer provocam dores por exemplo no pescoço e nos membros.

O EMG permite ainda o diagnóstico de doenças do neurónio motor que provoca falta de força generalizada e atrofias musculares como a Esclerose Lateral Amiotrófica entre outras.

O EMG é fundamental no diagnóstico de Miastenia Gravis e também nas diversas doenças musculares que se podem traduzir por dores musculares e falta de força. É também importante para excluir outras patologias como na Fibromialgia.


Equipamento de Electromiografia (EMG)
 
Electromiograma

É preciso alguma preparação?

Não. Mas é conveniente trazer roupas que se possam tirar facilmente por exemplo, no caso das senhoras, evitar collants e calças apertadas, já que é necessário tirá-las para se aplicarem os eléctrodos directamente na pele dos membros.

Os gabinetes dispõem de estruturas que permitem a preparação com toda a comodidade e privacidade.

Como se Faz?

O médico coloca dispositivos que emitem e recebem pequenas correntes eléctricas. Essas correntes são de intensidade muito pequena. Depois são amplificados e registados num equipamento electrónico especializado e de elevada tecnologia (Electromiógrafo).

A interpretação desses sinais permite ao médico interpretá-los e, em função da situação concreta, elaborar um diagnóstico.

É desagradável ou doloroso?

A passagem da corrente eléctrica produz uma sensação de choque eléctrico de pequena intensidade e que é perfeitamente suportável.

Também se utilizam microeléctrodos colocados dentro de pequenas agulhas (mai s finas dos que as que se usam nas injecções)que, muitas vezes é necessário inserir nos músculos para recolher sinais eléctrico mais precisos.

Estes exames requerem equipamento específico e moderno mas sobretudo é necessário um médico com diferenciação em patologia neurológica no âmbito das doenças neuro-musculares.


Os médicos neurofisiologistas da NEUROCLIN são especialistas em Neurologia e habilitados com o Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia da Ordem dos Médicos.


Prof. Mamede Alves de Carvalho

- Médico Neurologista e Neurofisiologista
- Especialista pela Faculdade de Medicina de Lisboa
- Ciclo de Estudos Especiais pela Ordem dos Médicos
- Chefe de Serviço de Neurofisiologia do Hospital de Santa Maria


Dra. Manuela Rema Alves


- Médica Neurologista e Neurofisiologista
- Especialista pela Faculdade de Medicina de Lisboa
- Ciclo de Estudos Especiais pela Ordem dos Médicos
- Foi Assistente no Laboratório de Neurofisiologia do Hospital de Santa Maria
- Consultora de Neurofisiologia Clínica do Hospital de Faro



Dra. Isabel Conceição


- Médica Neurologista e Neurofisiologista
- Especialista pela Faculdade de Medicina de Lisboa
- Ciclo de Estudos Especiais pela Ordem dos Médicos
- Dirige a Unidade de Investigação de Paramiloidose (PAF) do Hospital de Santa Maria.

Principais indicações para a Electromiografia

Identificação de compromisso das raízes nervosas (radiculopatias) que geralmente se manifestam por dores cervicais ou lombares.
Diagnóstico das causa de alterações de sensibilidade ou perturbação da força muscular.

Exemplos de situações onde o diagnóstico por EM é importante:
-Túnel Cárpico
- Dor Ciática ou Lumbago
- Doenças degenerativas que afectem os nervos periféricos ou os músculos.

Na generalidade sempre que existam dores, alterações das sensibilidades ou falta de força.
O EMG fornece informações sobre o funcionamento de estrutras neuro-musculares e não é substituível por exames de imagem (TAC ou Ressonância).

 

Ver acordos

 

Potenciais Evocados (PE) em Lisboa

 

Como se faz o exame?

Os potenciais evocados são executados de acordo com as modalidades seguintes:

Potenciais Evocados Visuais: O examinando senta-se confortavelmente numa cadeira e olha um ecrã de televisão à sua frente, onde se vê um quadriculado branco e preto que vai alternando.
Os estímulos visuais assim criados seguem a via óptica e vão terminar no córtex cerebral occipital activando esta zona do cérebro.
A captação é feita por eléctrodos colocados no couro cabeludo e são amplificados e registados num aparelho.
Com este método identificam-se alterações na condução do sinal visual e através dele podem identificar-se diferentes patologias no seu percurso.

Potenciais Evocados Auditivos pelo mesmo princípio se estuda o trajecto do sinal auditivo ao longo da via auditiva. O estímulo é transmitido usando auscultadores que emitem um sinal auditivo “click”. A activação eléctrica auditiva é captada também por eléctrodos colocados na cabeça.

Potenciais Evocados Somato-Sensitvos pretende-se estimular a via sensitiva desde os pés até ao cérebro. Por isso estimula-se electricamente por meio de eléctrodos no segmentos distais (pés e mãos) sendo a resposta também registada na região cefálica. Aqui o examinando está deitado confortavelmente num catre.
Alterações no funcionamento da medula provocam a distorção do sinal que se recolhe o que permite identificar a localização e gravidade.

Qual a preparação?
Não é precisa qualquer preparação.

É desconfortável ?
Não existe qualquer desconforto significativo

Quem os Executa?
Dra. Isabel Conceição e Dra. Manuela Alves. Ver mais em Eletromiografia (EMG)


Dra. Isabel Conceição                                              Dra. Manuela Rema Alves



Potenciais Evocados, nas suas diversas modalidades, estudam as vias sensitivas.

Ultrassonografia Vascular Cerebral (Eco-Doppler dos Vasos do Pescoço; Doppler Transcraniano; Artérias Temporais Superficiais) em Lisboa

 

Exame dependente do operador

O que significa?

Significa que os exames ultrassonográficos e, neste caso específico, os estudos vasculares por Eco-Doppler da circulação cerebral nas suas diversas modalidades, implicam uma formação específica, especializada, do executante pois tem de orientar e interpretar o exame em função do caso clínico concreto e perante de um vasto leque de situações neurológicas, algumas das quais pouco frequentes mas que podem ser graves.

A execução desse exame deve ser dirigida a aspectos específicos que só o conhecimento da patologia vascular neurológica, das suas manifestações clínicas e também dos aspectos encontradas na TAC e Ressonância Magnética permitem definir.

Assim, um exame Eco-Doppler pode ser um auxiliar no diagnóstico das doenças vasculares cerebrais tanto mais valioso conforme seja executado e interpretado por profissionais com sólida experiência e em Eco-Doppler Vascular Cerebral e em Neurologia.

O que é a Neurossonologia?

É a área técnica da execução e interpretação dos ultrassons aplicados ao estudo das doenças neurológicas especialmente as cerebrovasculares.

Dado o desenvolvimento dos conhecimentos e especialização necessária foram criadas internacionalmente sociedades científicas destinadas a promover e zelar pela qualidade da execução destes exames e a assegurando a competência técnica dos seus profissionais.

Existem sociedades científicas internacionais sendo de especial relevo a sociedade europeia: European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodinamics. (ESNCH) e a sociedade mundial: World Federation of Neurology – Neurosonology Research Group. (WFN-NRG) as quais se articulam em estreita colaboração.

Em Portugal existe a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia (SPNS) filiada na sociedade europeia.

O estudo ultrassonográfico da circulação cerebral implica um conhecimento técnico que é da competência de Neurologistas com formação específica nesta área.

Neurossonologia na NEUROCLIN: Eco-Doppler Carotídeo, Vertebral, Doppler Transcraniano e outras modalidades.

Dr. Victor Oliveira
Dr. Victor Oliveira 

Estes exames são da responsabilidade do Prof. Doutor Vitor Oliveira

Alguns pontos curriculares:
- Estagiou na Stroke Unit do Instituto Neurológico de Nova York – Universidade de Columbia (EUA) como “ Research Fellow” durante o seu internato de Neurologia onde recebeu treino em Neurossonologia e em particular numa nova técnica então a surgir: o Doppler Transcraniano.
Terminado o estágio em 1987 e regressado a Portugal:
- Introduziu em Portugal a prática do Doppler Transcraniano
- Introduziu em Portugal a Ultrassonografia Vascular Neurológica
- Fundou e dirige o Laboratório de Hemodinâmica Cerebral no Hospital de Santa Maria onde todos os doentes internados com patologia vascular cerebral são avaliados.
- Fundou a Sociedade Portuguesa de Neurossonologia da qual foi presidente e actualmente é Presidente da Assembleia-Geral. (www.neurossonologia.org)
- Foi membro da Direcção da European Society of Neursonology and Cerebral Hemodynamics. (www.esnch.org)
- Foi membro da Direcção do Neurosonology Research Group da World Federation of Neurology. (www.wfneurology.org)
- É Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (www.spneurologia.com)

Organizou os Congressos da European Society of Neurosonology and Cerebral Hemodynamics e da World Federation of Neurology em Lisboa (2001) e no Porto (2013) entre outras reuniões locais e regionais.
- Faz parte dos comités científicos destas sociedades.
Tem a colaboração de dois técnicos de Pneumocardiografia, os quais foram formados por si na área vascular cerebral.

Exames executados na Neuroclin
- Ultrassonografia cervical também conhecido por Eco-Doppler, Duplex ou Triplex Carotídeo e Vertebral.
- Doppler Transcraniano
- Eco-Doppler das Artéria Temporais superficiais.
- Eco-Doppler dos vasos suclávios e axilares
- Eco-Doppler da circulação ocular
- Eco-Doppler Arterial e Venoso dos Membros

Outros exames ultrassonográficos são realizados após contacto prévio.

A experiência dos seus profissionais justificam que a NEUROCLIN seja a instituição de referência na ultrassonografia vascular cerebral em Portugal desde a sua fundação há 21anos.

EXAMES ULTRASSONOGRÁFICOS (Eco - Doppler)

Eco Doppler Carotídeo e Vertebral (Duplex ou Triplex das Carótidas)

Para que serve?
Se o seu médico prescreveu este exame é porque quer avaliar o estado das artérias mais importantes que levam o sangue ao cérebro.

As principiais razões são saber se você ter alguma situação que facilite o aparecimento de um acidente vascular cerebral (AVC).

São os chamados factores de risco vasculares. Os principais são:
- idade mais avançada
- Tabagismo
- Hipertensão Arterial
- Diabetes
- Obesidade e Sedentarismo
- Alterações laboratoriais dos lípidos como o colesterol ou triglicéridos elevados.

Pode também haver suspeita de pequenas manifestações vasculares de curta duração chamados Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT). Esta situação aparentemente benigna porque geralmente dura poucos minutos é porém potencialmente grave pois ser um sinal de que algo de grave se passa na sua circulação podendo estar iminente um AVC.

O que se pode encontrar nestes exames?
A informação mais imediata é detectar reduções ou apertos no calibre dos vasos (estenoses) que significam o desenvolvimento de placa de aterosclerose.

Como se faz?
Para a pessoa submetida ao exame apenas tem de se deitar em decúbito dorsal (barriga para cima) e deixar que se lhe coloque uma sonda suavemente no pescoço. O exame é feito deslizando a sonda ligada a um ecógrafo, de modo a receber os sinais dos diversos sectores do pescoço, em especial das artérias carótidas e artérias vertebrais. Por isso é desejável que a pessoa use roupa em que o pescoço seja facilmente acessível.
É necessário, como em qualquer ecografia, usar uma pequena quantidade de gel para estabelecer um contacto perfeito entre a sonda e a pele de modo a que os ultrassons sejam interpretados o mais nitidamente possível.
O exame é realizado quase sempre em menos de meia-hora.

Que riscos pode ter?
Não existe qualquer risco ou desconforto, nem requer qualquer preparação.
Não há emissão de qualquer tipo de radiação ionizante (como acontece nas TAC ou nas radiografias) sendo por isso absolutamente seguro.
Aliás algumas das grandes vantagens da ultrassonografia é a segurança absoluta e a ausência de desconforto.
Por isso, pode ser feito a grávidas (sem qualquer risco para o feto) e também a doentes seja qual for a sua situação.

Qual a utilidade Prática?
Com o exame Eco-Doppler também chamado ultrassonografia carotídea e vertebral ou ainda”Duplex” ou Triplex”.
Pode identificar-se a causa de pequenas manifestações vasculares que poderão anunciar a eminência de um AVC que poderá ter consequências devastadoras.
Em certos casos, muito bem definidos, poderá identificar a necessidade de uma operação às carótidas para remover as placas de aterosclerose.
Este exame serve ainda para avaliar o risco vascular através da medição de vários parâmetros como a espessura de certas camadas da parede arterial.
Existem outras situações que só uma execução experiente e uma interpretação especializada poderão caracterizar com segurança.
Uma vez mais se chama a atenção para o facto o resultado deste exame depender muito da experiência e preparação neurológica de quem o executa e interpreta.


Execução de uma Ultrassonografia: Eco-Doppler Carotídeo

DOPPLER TRANSCRANIANO EM LISBOA

É um exame que permite estudara circulação intracraniana por métodos ecográficos com efeito de Doppler e que permite identificar doenças dos vasos, sobretudo de causa aterosclerótica.
Tem como vantagens ser completamente não-invasivo e por isso não causar qualquer perigo nem sequer desconforto.
Como se faz? Do mesmo modo que o Eco-Doppler dos vasos do pescoço, basta o examinado estar deitado confortavelmente. Coloca-se uma sonda em várias zonas bem determinadas da cabeça e registam-se os sinais recolhidos.
Deve ser feito em complemento do exame dos vasos do pescoço pois ambos se completam.
É preciso alguma preparação? Tal como no Eco-Doppler dos vasos do pescoço não é preciso qualquer preparação.


Execução de exame Doppler Transcraniano. Destina-se ao estudo do fluxo nas artérias intra cerebrais.

Doppler Oftálmico
Execução de exame Doppler Oftálmico.

Os exames ultrassonográficos da circulação cerebral realizados por Eco-Doppler são auxiliares importantes no rastreio e diagnóstico patologia da circulação cerebral desde que realizados por profissionais experimentados e com recurso a equipamento específico.

 

Ver acordos

 

Pesquisa de shunt cardíaco direito-esquerdo (micro-bolhas) em Lisboa

 

Alguns casos de AVC de etiologia indeterminada podem ter como causa a passagem de êmbolos da circulação dos membros inferiores para o cérebro através de uma comunicação no septo cardíaco: o Foramen Ovale. Esta situação chamada Foramen Ovale Patente (FOP) pode ser identificada de uma maneira pouco invasiva mas muito rigorosa, através de monitorização com Doppler Transcraniano usando uma tecnologia específica.

Para tal utiliza-se soro fisiológico agitado de modo a produzir bolhas de ar: ao ser injectado esse soro numa veia, caso exista FOP, as bolhas de ar passarão para a circulação cerebral, sendo o respectivo sinal detectado com o equipamento de Doppler Transcraniano.

Caso se identifique esta situação o seu médico decidirá a terapêutica a seguir.

 

 

ONDE ESTAMOS

contactos

Sede - Campo Grande

Campo Grande nº 382-C, 2º Andar – A
1700-097 Lisboa
(Junto à Universidade Lusófona)

Telefone: 217 520 800
Fax: 217 520 801
Email: neuroclin-clinica@hotmail.com
Horário de atendimento telefónico: 2ºF a 6ªF das 12h às 20h

Autocarros: 206 | 207 | 701 | 717 | 736 | 767 | 798
Metro: Linha Amarela ou Verde - Estação CAMPO GRANDE
Estacionamento: Sugerimos parque público do Hotel Radisson Blu ou sob o viaduto do Campo Grande.

Dependência - Avenida 5 de Outubro

Avenida 5 de Outubro 68 - 8º G
1050-059 Lisboa (Edifício Presidente, ao Saldanha - Esquina com a Avenida Miguel Bombarda)

Telefone: 21 797 9050
Fax: 21 797 9051
Email: neuroclin.5outubro@hotmail.com

Metro: Saldanha
Estacionamento: Parque Valbom - Av. Marquês de Tomar

 

 

Quer contactar-nos por mail? Por favor preencha este formulário:
 

Consultas de Neurologia
Cefaleias
Demências
Doenças Neuro-Musculares
Doenças Vasculares Cerebrais
Epilepsia
Neuropediatria
Neuropsicologia
Sono (Medicina do Sono)

Consultas de Outras Especialidades
Cardiologia
Cirurgia Vascular
Neurocirurgia
Psiquiatria
Reumatologia

Exames
O Monitorização para pesquisa de micro-bolhas: Shunt /FOP
Doppler Transcraniano
Eco-Doppler Carotídeo e Vertebral
Eco-Doppler dos Membros: Arterial e Venoso
Eco-Doppler Artérias Temporais Superficiais
Eco-Doppler Vasos Oftálmicos
Eco-Doppler outras modalidades
Eletroencefalografia (EEG)
Eletromiografia (EMG)
Potenciais Evocados (PE)
Ecocardiograma

Tratamentos
Terapia da Fala
Reabilitação Cognitiva
Psicoterapia
Tratamento de Varizes


Este formulário destina-se apenas ao contacto com a nossa clínica, estando todas as consultas e exames sujeitas a confirmação por parte dos nossos serviços.

ONDE ESTAMOS

              contactos

Sede - Campo Grande

Campo Grande nº 382-C, 2º Andar – A
1700-097 Lisboa
(Junto à Universidade Lusófona)

Telefone: 217 520 800
Fax: 217 520 801
Email: neuroclin-clinica@hotmail.com
Horário de atendimento telefónico: 2ºF a 6ªF das 12h às 20h

Autocarros: 206 | 207 | 701 | 717 | 736 | 767 | 798
Metro: Linha Amarela ou Verde - Estação CAMPO GRANDE
Estacionamento: Sugerimos parque público do Hotel Radisson Blu ou sob o viaduto do Campo Grande.

Dependência - Avenida 5 de Outubro

Avenida 5 de Outubro 68 - 8º G
1050-059 Lisboa (Edifício Presidente, ao Saldanha - Esquina com a Avenida Miguel Bombarda)

Telefone: 21 797 9050
Fax: 21 797 9051
Email: neuroclin.5outubro@hotmail.com

Metro: Saldanha
Estacionamento: Parque Valbom - Av. Marquês de Tomar

  • Instalações1
  • Instalações6
  • CG4
  • CG3
  • CG2
  • CG1
  • CG5
  • Instalações2
  • Instalações3
  • Instalações9
  • Instalações7
  • Instalações4
  • Instalações8
  • Instalações5
  • Instalações15
  • Instalações14
  • Instalações13
  • Instalações12
  • Instalações11a
  • Instalações10
Quer contactar-nos por mail? Por favor preencha este formulário:
 

Consultas de Neurologia
Cefaleias
Demências
Doenças Neuro-Musculares
Doenças Vasculares Cerebrais
Epilepsia
Neuropediatria
Neuropsicologia
Sono (Medicina do Sono)

Consultas de Outras Especialidades
Cardiologia
Cirurgia Vascular
Neurocirurgia
Psiquiatria
Reumatologia

Exames
O Monitorização para pesquisa de micro-bolhas: Shunt /FOP
Doppler Transcraniano
Eco-Doppler Carotídeo e Vertebral
Eco-Doppler dos Membros: Arterial e Venoso
Eco-Doppler Artérias Temporais Superficiais
Eco-Doppler Vasos Oftálmicos
Eco-Doppler outras modalidades
Eletroencefalografia (EEG)
Eletromiografia (EMG)
Potenciais Evocados (PE)
Ecocardiograma

Tratamentos
Terapia da Fala
Reabilitação Cognitiva
Psicoterapia
Tratamento de Varizes


Este formulário destina-se apenas ao contacto com a nossa clínica, estando todas as consultas e exames sujeitas a confirmação por parte dos nossos serviços.
NSprojects.com 2018